Não sou vegetariana ou vegana, não adoto os orgânicos, não evito glúten ou lactose e, embora procure fugir dos excessos, acredito que a boa alimentação baseia-se no equilíbrio – um pouco de quase tudo! Por isso, meu interesse pela culinária tão cuidadosa da Bela era movido pela curiosidade, mas com um pé atrás quanto ao sabor. Estava perdendo tempo. O Da Bela é daqueles para não se deixar de experimentar. Que bom que conheci!

Nas opções para o jantar durante o Restaurant Week (uma entrada + um prato principal + uma sobremesa), comecei pela salada de lentilhas e quinôa com frango caipira, amendoins picantes, folhas e molho de missô. Para quem, como eu, não sabia o que é missô, vai aqui a ajuda preciosa da Wikipedia: “Ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal”. Na salada, os cereais vêm crocantes para o prato, com pedacinhos do frango caipira equilibrando a textura, a levíssima picância dos amendoins e um temperinho ótimo coroando tudo. Boa demais!!

Para o prato principal, apostei na Moqueca de Banana da Terra com arroz vermelho e farofa de dendê. Irretocável. Além do sabor indescritível do caldinho levemente cremoso em contraste com o adocicado da banana, o prato é uma porção generosa, daquelas que dão conforto e alegria aos olhos e ao estômago. E a farofinha… ah a farofinha…

Se o “ritual” tinha que acabar, que fosse em grande estilo: para a seleção de sorvetes artesanais, escolhi o de manga e o de framboesa com água de rosas, bem bons. Mas bem que fiquei de olho grande (e boca idem) na escolha da minha acompanhante secreta – bolo de cenoura com sorvete de canela (o de chocolate sugerido estava em falta). Não se trata de um bolo de cenoura clássico (que já seria ótimo). Esse é escuro e tem pedacinhos de frutas cristalizadas. Uma coisa! E digo mais: a combinação com o sorvete de chocolate dificilmente vai superar a harmonia com o de canela que, meio por acaso, acabou no prato e fez bonito!

Toda essa alegria gastronômica (com alguma culpa, tudo bem) teve ainda o carinho e a consultoria preciosa do Isaias, garçon nota 10 da filial Barra.

É pra não perder!

 

O melhor: A Moqueca!!!!!

Pode melhorar: Bem, nem se trata de uma crítica, mas sugiro a adoção (para sempre!!) do sorvete de canela como acompanhamento para o bolinho de cenoura.