Fui conferir, secretamente, o novo mood do Lorenzo Bistrô, que acaba de reabrir depois de reforma. O espaço, no bairro do Jardim Botânico, no Rio, conserva o charme aconchegante que já lhe era característico, com suas garrafas antigas de vinho e suas cadeirinhas lindamente descombinadas (adoro a que tem padrão de tabuleiro de xadrez!!!).

Mas o terraço – ah, o terraço…! Ficou uma delícia! Adoro luz natural e, como fui no horário de almoço, pude aproveitá-la plenamente. O teto é retrátil e foi renovado e o espaço ganhou de paredes de vidro, que preservam a sensação de ar livre, mas protegem dos ventos eventuais. E também um jardim vertical, que traz bastante verde para o ambiente. Virou meu lugar predileto na casa.

Como fui com vários acompanhantes secretos, pude provar ou, ao menos, admirar várias das opções do cardápio. Mas comecemos pelo começo. Não dispense o couvert, com grissinis, foccacias, rillette de tomates secos, mix de azeitonas pretas e verdes com cebolinhas e o inédito alho assado, que chega a ficar adocicado em seu ponto perfeito. Ainda na entrada, experimente os aspargos grelhados com parma, queijo grana padano e redução de balsâmico.

Um de meus acompanhantes secretos experimentou o confit de canard com figos braseados e um destaque: purê de maças e damascos. Bem bom… Eu apostei todas as fichas nos raviólis de abóbora ao molho triplo burro, carne seca crocante e um toque de azeite trufado. E me dei muito bem. Melhor prato! Juro que comeria novamente agora, sem nenhum esforço. Maravilhoso! Esteve também à mesa o pene com ragu de cordeiro e contadinella, um tradicional salame calabrês, que não me atraiu, mas foi muito elogiado. E ainda o nhoque de espinafre ao molho de queijo talégio e crisps de parma e os raviólis de ragu de pato com manteiga de sálvia.

As sobremesas ficaram para outra visita, mas prometo contar tudo!

 

O melhor: O novo terraço e os raviólis de abóbora!

Pode melhorar: A carta de vinhos está um tanto mais salgada…