Vou te contar que o lugar já vale o passeio. Pertinho de Itaipava, no Rio de Janeiro, o restaurante, inaugurado em 1990, fica em área de preservação ambiental de Mata Atlântica, com riacho, flores, hortinha e muito sossego. E, como anfitriões, simpáticos esquilos, que descem das árvores e se aproximam sem muita cerimônia dos visitantes em troca de amendoins. Uma alegria para adultos e crianças.

Um dos charmes do recanto, com poucas mesas internas ou espalhadas pelos jardins com vista para o a mata e o rio, é justamente seu pequeno porte, bem intimista. Então, não se arrisque a chegar sem fazer sua reserva e, no inverno, não deixe de levar um bom casaco, pois o frio aperta, delícia!

Mas a comida não é nem de longe uma coadjuvante nesse cenário. As trutas, claro, são as estrelas de todos os pratos, a começar pelas entradinhas, imperdíveis. De preferência, experimente três: o patê de trutas defumadas com torradinhas, o ceviche de trutas temperado com limão, shoyo e azeite e acompanhado de legumes crus em tirinhas e, last but not least, os super-hiper-mega-deliciosos bolinhos de aipim recheados com truta defumada. Noooossa…

Os pratos principais são variações sobre o mesmo tema – que bom! As trutas, criadas lá mesmo e que frequentam também as mesas de vários restaurantes no Rio, chegam fumegantes. Frescas ou defumadas e sempre acompanhadas de batatas cozidas, ganham diversas roupagens: legumes, shitake, mostarda, alcaparras, alho poró, poivre-vert, laranja, ervas… Difícil escolher. Mas minha predileta vem coberta de lâminas torradinhas de amêndoas e manteiga, irretocável. Para complementar (nem precisa!), há três opções de arroz: com castanhas, passas ou ervas. Para beber, a casa oferece boas cervejas artesanais e uma pequena carta de vinhos.

Mas mantenha a serenidade e resguarde-se para provar também a sobremesa. O torrão de chocolate, acompanhado de creme de leite fresco ou sorvete de creme, e o doce de banana com sorvete são incríveis. Mas minha eleita é a goiabada caseira com requeijão da fazenda, que pode vir fria ou direto do forno, borbulhando.

O café, de coador – um deleite cada vez mais difícil de encontrar – completa a alegria gastronômica e você não deve dispensar. Para quem ainda achou pouco, a casa oferece deliciosa cachaça artesanal no final.

Saúde!

O melhor: A truta com amêndoas

Pode melhorar: O atendimento informal faz parte, mas poderia ser mais atencioso e sorridente por parte de alguns dos funcionários.