Adoro Santa Teresa. Acho que quem não conhece o bairro, não conhece de fato o Rio de Janeiro. Ruelas charmosas, casarões de arquitetura impecável, arte muito presente, vista incrível e muito, muito charme.

E é lá que fica o restaurante Aprazível, na rua de mesmo nome, e onde adoro levar os amigos, especialmente os que moram fora do Rio. A decoração rústica se integra ao ambiente arborizado, que tem a vista da Baia de Guanabara – tanto diurna como noturna – como mais um atrativo.

Quanto ao cardápio, das entradas à sobremesa, a casa privilegia a gastronomia brasileira com grande sabor. É uma covardia, mas necessário escolher alguns destaques.

Eles vão, entre os petiscos, para os hot dogs de linguiça mineira grelhada no pão de queijo e os pastéis de queijo e de linguiça mineira com chutney caseiro de tomate. E, ainda como entrada, o palmito fresco assado com pesto de manjericão e castanha de caju, em azeite.

Entre os principais, vale provar o Polvo Carnaval (grelhado e acompanhado de batatas rústicas com alecrim, azeitonas pretas e tomates, abobrinha e berinjela grelhados), a Muquequinha do Rio (peixe cozido em molho de leite de coco natural, que vem com pirão, arroz branco e farofinha de farinha d’água em dendê) e, ainda, os suculentos Medalhões (acompanhados de batatas e de creme de espinafre e banana gratinado com queijo parmezão).

Na sobremesa, vá de Bolo de Chocolate Aprazível (cremoso, de chocolate amazônico 70% com castanhas de caju caramelizadas e flor de sal e creme inglês de café, para arrematar) ou de Banana Santa Teresa (grelhada com açúcar e canela e servida com sorvete de creme e calda quente de chocolate e amêndoas).

Embora a casa conte com carta de vinhos, cervejas e cachaças, não deixe de experimentar as caipirinhas de frutas brasileiras.

Um brinde a Santa Teresa!

 

O melhor: Toda a culinária

Pode Melhorar: A atenção por parte dos garçons