Segundo a Wikipedia, a palavra italiana “locanda” indica um local onde se vende vinho a varejo ou um restaurante simples. Bem, devo dizer que a Locanda della Mimosa, entre Itaipava e Petrópolis, é bem mais que isso.

A pousada é ideal para o descanso, acolhedora e elegante. Até oferece vinhos e refeições, porém eles não são nada simplesinhos, como o nome poderia indicar. São apenas vinte suítes, bem decoradas em estilo mais clássico. Na minha, havia lareira e hidro num ambiente de calma e silêncio, que desfrutei especialmente à beira da piscina, com linda vista para os jardins e a montanha, em dias deliciosamente frescos, embora em pleno alto verão.

Além do conforto, vale destacar o carinho da acolhida. Staff simpático e eficiente e mimos como o chá, servido com bolinhos caseiros, sucos e biscoitinhos no meio da manhã e também à tarde – uma gostosa cortesia.

A casa tem sala de ginástica, hidros externas aquecidas, sauna e sala de massagem, espaço para eventos (os casamentos são frequentes por lá), aceita pets em algumas acomodações e tem, ainda, vila hípica, que não cheguei a visitar, tão motivada que estava como o dolce far niente.

A gastronomia, que voltou à batuta do chef Danio Braga, é mais um atrativo para a ida e cabe avisar que o restaurante recebe também não-hóspedes para o jantar. Para completar, a visita à adega deve fazer parte da programação – surpreendente!

 

O melhor: O café da manhã, irretocável!

Pode melhorar: Senti falta de um espumante super gelado disponível. Eu e meu “marido secreto” tivemos que esperar um bocado para um brinde.